23 de fevereiro de 2008

"O conhecimento é em si mesmo um poder". (Francis Bacon)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros". (Benjamin Franklin)

E o que dizer, então, de podermos assistir às aulas de faculdades renomadas como MIT, Yale e Stanford de graça? Aprender com alguns dos maiores cientistas da atualidade tendo como único investimento o tempo? É isso que nos proporciona esses tempos modernos.

Recentemente, a revista Veja escreveu uma matéria sobre esse assunto, que pode ser lida aqui: http://veja.abril.com.br/200208/p_082.shtml. Na matéria você encontra os sites para conferir as aulas.

E como funciona? É simples. A aula integral é filmada e disponibilizada na internet, para qualquer pessoa conectada no mundo poder aprender. O que as universidades ganham com isso? Milhares de acessos, causando em vários a vontade de estudar nessas universidades, a satisfação de semear o conhecimento nas pessoas, ajudando a humanidade e a fama de visionárias, talvez, visto que a internet é um meio democrático onde ocorre a troca gratuita de informações e atualmente transita praticamente qualquer coisa que você quiser, desde um cd de axé a uma palestra do Richard Dawkins. É o caminho que o mundo tem tomado, e elas estão se ajustando a isso.

Para experimentar a novidade, fui no site da Yale e assisti a uma aula de 'Introdução à psicologia', com Paul Bloom. Na aula, ao citar que estão sendo filmados para a internet, ele brinca que a iniciativa faz parte de uma tentativa de dominar o mundo. Sendo uma aula introdutória, não é necessário conhecimento algum de psicologia, basta dominar o inglês. Não consigo imaginar nenhum uso melhor da internet. Vale a pena.

E agora, não preciso mais fazer uma faculdade? Naturalmente, só assistir a aulas na internet não vale tanto quanto realmente freqüentar aulas, ter contato com os professores, os livros e com a universidade em si. Além do mais, você não receberá nenhum tipo de diploma. O que importa é o conhecimento em si, o próprio saber. Isso pode não parecer muito para uma maioria, que vai dizer “ah, vou ter aula lá pra nada?”, mas creio que vocês, leitores, não pensem assim: percebem essa oportunidade.

O que diriam todo
s os pensadores antigos e atuais sobre isso? Provavelmente concordariam em como é uma grande idéia. Não há discordância entre eles, todos sabem a grande importância da educação na formação das pessoas e, por conseqüência, da sociedade.
E a nós, cabe aproveitar!

2 comentários:

Luiz disse...

legal essa iniciativa, já a conhecia. realmente uma oportunidade imperdível.

pena que eu não entendo nada de inglês.
hahahahahahaha :D

Pedro Santana disse...

Tinha lido na VEJA isso mesmo, tenho um ingles, que deve tornar possivel a compreensao, mas acho que no momento, nao preciso haha :)