23 de fevereiro de 2008

De poeta nem todo mundo tem um pouco

Ah, claro! A aura romântica que acompanha qualquer um que se diz “poeta”... desajeitados, apaixonados, artistas das palavras. Acontece que, ops!, você não sabe escrever!

Crescendo proporcionalmente à difusão do uso dos blogs, uma nova safra de pseudo-poetas adolescentes vem atacando. Munidos com suas belas rimas (o amor é uma dor) e toda a profunda angústia jovem (por que ela não deixa scrap pra mim?), eles escrevem sonetos sobre as estações do ano, sobre o sol e a lua e sobre qualquer coisa abstrata, já que aí fica mais fácil encaixar a riminha no final do verso. Depois é só buscar uma foto como uma criança segurando balões, um pôr-do-sol na praia ou um avô segurando o netinho, tudo direto do gettyimages. Pronto!

Agora é onde você me interrompe: “Qual o problema de alguém tentar fazer poesia? Você acha que alguém nasce sabendo? Você por acaso entende algo de poesia? E você tem um blog para criticar? Temos é que louvar a iniciativa deles.” Onde eu respondo: “Bom, não posso negar que eu mesmo não escrevo, nem entendo muito de poesia. Talvez não tenha sido claro em minha objeção, eu quero é que a suposta nata criativa poética tenha um pouco de autocrítica e perceba que o que eles fazem não chega aos pés dos verdadeiros poetas, e por isso, não devem tratar-se com tamanha dignidade, pois assim demonstram um enorme orgulho de si mesmos – um orgulho despropositado -, e um certo desprezo por quem realmente sabe escrever.”

Isso tudo me lembra da afronta feita a Vinicius de Moraes, que escreveu “que seja eterno enquanto dure”. A frase claramente fala que o amor é passageiro, mas devemos nos enganar a respeito disso. Acontece que o pagodinho cantado por não sei quem, ignorou o sentido do belo verso e diz: “Que seja eterno enquanto dure esse amor e que dure para sempre, que seja abençoado por Deus...” Come on! (E não vou nem entrar na questão “abençoado por Deus” agora, isso é matéria para próximos posts).

Resumindo em um apelo final aos poetinhas: resumam-se a sua insignificância!

E, para coroar, alguém me passa esse site:
http://www.threadless.com/product/548/Shakespeare_Hates_Your_Emo_Poems#top
(Shakespeare odeia seus poemas emos)
Eu quero essa camiseta!

4 comentários:

Pedro Santana disse...

Compre então oras, nem gostei :P

João Gabriel disse...

Então, site americano: pagar em dólar, frete enorme. Eu gostaria porque eu conheço alguns poetinhas desses...

Pedro Santana disse...

Copia a imagem e manda fazer :D

Unknown disse...

eu também!