22 de maio de 2009

Seja razoável, peça o impossível

Cinco perguntas para nortear meus esforços nesta vida:

Por que e como existe algo ao invés do nada?

Como a vida surgiu na Terra?

Quão frequente é a vida no Cosmos?

Como criar e manter uma sociedade livre, justa e feliz?

Nós nunca vamos aprender?

A ordem não é significativa. E a minha vida é uma só.

8 comentários:

Rafael de Souza disse...

A segunda pergunta é séria, João? Logo você, um biólogo!

João Gabriel disse...

Bom, a gente não fez matéria inanimada virar um ser vivo ainda. E mesmo assim, a gente não tem certeza de que foi assim que a vida começou aqui.

Mari Brito disse...

acho que criar uma sociedade livre, justa e feliz é quase impossivel. imagine mantê-la! mas veja, é quase, e não impossivel de fato. :D
essa é uma das perguntas para nortear meus esforços nesta vida tambem ;D

Daniel disse...

Também me guiam essas questões, João. Acredito que nossas vidas, ao se deixarem viver de forma diferente, nos vão dando respostas e outras perguntas, talvez certamente não soluções definitivas e únicas para essas questões grandiosas, mas sim para como o que podem dizer as naturezas humanas ou o que pode significar esse mundo vivo que integramos como também o universo vazio estrelado que tomamos contato com nossos sentidos e mente biológicos. Penso que o que construímos nesse planeta em significado, as verdades que cada um pode ter dentro de sua própria experiência vivente, podem se fazer mais importantes que respostas cruas e nuas no momento de se apaziguar um indivíduo em conflito com o mundo.

Rafael de Souza disse...

Mas João, tanto eu como você sabemos que ciência não é a reprodução de eventos passados em laboratório — isto soa um tanto criacionista, inclusive.

Ciência é, no mínimo, dedução de evidências; conclusões em evidências. Você mesmo me ensinou que o termo "prova" não pode ser usado na ciência, pois coisa alguma nesta área cumpre com certeza o que diz.

Esta ainda não é uma pergunta que me aflinge tanto como pareceu o inflingir. Mas o entendo :)

João Gabriel disse...

Só porque a ciência não pode resolver, eu não posso querer saber?

Rafael de Souza disse...

Pode. Mas seja razoável, peça o infinito! -q

João disse...

Primeiro, este post tem um quê de poesia.

São ótimas perguntas, meu conselho é, pois, escreva um livro.

No meu TCC (que você fará um dia), eu começo citando: "As teorias são recipientes herméticos e limpos que guardam os conteúdos lamacentos da realidade (talvez menos)." Achei que esse quote cabia aqui.