20 de abril de 2009

Imagine

Será que as pessoas nunca pararam pra prestar atenção na letra de Imagine, do John Lennon? Aquilo é heresia pura! Se eu fosse um governante ou um líder religioso, eu suaria frio ao ouvir qualquer menção a esse mundo idílico.


Imagine não haver o paraíso
É fácil se você tentar
Nem inferno abaixo de nós
Acima de nós, só o céu

Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje

Imagine que não haver nenhum país
Não é difícil imaginar
Nenhum motivo para matar ou morrer
E nem religião, também

Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você junte-se a nós
E o mundo viverá como um só

Imagine que não haver posses
Eu me pergunto se você consegue
Sem a necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade dos homens

Imagine todas as pessoas
Partilhando todo o mundo

Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você junte-se a nós
E o mundo será como um só



E que bom que eu não sou um governante e/ou um líder religioso (às vezes as coisas andam juntas, o que é pior ainda). Não sei se minha consciência me deixaria dormir à noite!

4 comentários:

Daniel disse...

Lennon apenas sonhou o impossível? Em toda história humana houve mulheres e homens que compartilharam, lutaram e mesmo doaram suas vidas por esses ideais luminosos de paz, libertação, irmandade, união..inclusive, claro, governantes como Allende, Lumumba ou Ho Chi Minh ou líderes religiosos como Malcolm X, Óscar Romero e por que não Jesus. A humanidade em sua forma totalizada ainda está nessa fase desgarrada como também imatura de medo e ignorância e tremendo por sua própria autodestruição, ainda por aprender essas verdades. Por enquanto, e felizmente tudo muda, "cunts are still running the world"...

Unknown disse...

Será que o John Lennon conhecia o Trotsky? xD

btw, me lembrei disso:

"O primeiro que tendo cercado um terreno e se lembrou de dizer: 'Isto é meu!', e encontrou pessoas bastante simples para o acreditar, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou tapando os buracos, tivesse gritado aos seus semelhantes: 'Livrai-vos de escutar esse impostor; estareis perdido se esquecerdes que os frutos são de todos, e a terra de ninguém!'"
[Jean-Jacques Rousseau]

Se todos esses caras tivessem vivido na mesma época poderiam ter formado um exército completo de hereges revolucionários e aí, sim... tenham medo!

João Gabriel disse...

Se todas essas pessoas tivessem vivido em uma época com internet, eles poderiam, se organizando, desorganizar — desculpa por citar Marcelo D2, é só pra quebrar essa coisa de ficar citando só grandes pensadores.

E eu vos digo, meus caros: internet nós temos. E vontade nós temos.

E mais... Proudhon foi mais direto: "A propriedade é um roubo!"

Mariana disse...

- O poder é a principal coisa a que a letra se refere. Ou ao fim deste, eu diria melhor. É claro que um governante deve se arrepiar com essa música: poder é o que não pode faltar para ele!
- John Lennon fez parte da era hippie; é evidente que possui pensamentos e desejos um tanto "radicais";
- O nome da música já mostra que devemos IMAGINAR um mundo diferente. Se fosse algo que fizesse sentido caso concretizado, isso poderia muito bem ser buscado.

Ainda bem mesmo que você não é um político. Assim pode ouvir a música em paz, imaginando um mundo diferente, seja ele melhor ou pior.