24 de agosto de 2008

O movimento dominó

A reunião dos velhinhos na praça para o dominó de cada dia. “Caí em um wormhole¹ e voltei no tempo”. Bom, não exatamente. Ao fundo, a gritaria melancólica da cidade de médio porte no país subdesenvolvido, junto aos prédios de riqueza e modernidade em uma corrida ao céu, provavam que eu continuava nesta época doida.

Ainda assim, o jogo paciente daqueles que abdicaram ao século XXI; um refúgio onde os relógios permaneceram funcionais, contrariando a incansável aceleração dos nossos. Ali, a guerra é paz, como imaginou Orwell²: sua guerra é de minorias, é dissidente; porém, é apenas a calma em seus olhos, a risada verdadeira da piada sobre um político honesto ou o bêbado caricato.

Meu alter-ego revolucionário e engajado captou em um instante o protesto que se via: no coração da cidade, aquele grupo subversivo jogava tranqüilo, conversava sobre trivialidades, sem metas nem horários. E dizem que os jovens é que são rebeldes!


¹Pausa para a ciência: Buracos de minhoca, mais conhecidos como wormholes, são idealizações teóricas — isto é, devaneios não provados de cientistas — que permitiriam viagens no tempo, porque seriam atalhos no espaço, como um túnel por baixo de uma alta montanha, que nos permitiria passar em um tempo muito menor. Grande distância em pouco tempo significa velocidade enorme (v = d/t), até maior que a da luz, proporcionando a possível volta no tempo.

²Pausa para a cultura: George Orwell, no livro 1984, criou uma sociedade extremamente reprimida pelo Governo. Este tinha três lemas: Guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força. É uma demonstração do duplipensar, a capacidade de acreditar em duas coisas contraditórias, que livrava o Estado opressor da revolta popular.

10 comentários:

Anônimo disse...

"Nada é eterno exceto a mudança" Nietzsche. Dizer jovem é rebelde é ultrajante mas se acomodar e viver na passividade pior ainda!

Feppas disse...

go with the flow

João Gabriel disse...

Dizer "jovem é rebelde" é ultrajante? Por quê? É tão ultrajante quanto dizer que maçãs são vermelhas. Apenas generalizações inofensivas. E "rebelde" não é algo necessariamente negativo.

Anônimo disse...

Salvo raras exceções...

Anônimo disse...

nossa voce é mto inteligente! queria mto me declarar a voce mais tenho medo que me aches feia :~~

prefiro deichar o tempo continuar movendosse

Feppas disse...

AHUEHAUEHAHEUAHEUAHUHEUAHE

adoro pessoas anônimas na internet, apesar de saber que foi forçado, não deixa de ser engraçado

João Gabriel disse...

HAHAHAHAHA

Então tá, pessoa, deiche o tempo movendosse (sic). Duvido que você pudesse não o fazer, porém.

Anônimo disse...

De longe um dos seus melohores posts, João. Eu li 1984 faz pouco tempo e comecei ontem "admirável mundo novo", que você disse ser ainda melhor (já que são sempre comparados).

Do seu outro leitor anônimo da internet e não apaixonado por você. ;)

João Gabriel disse...

Quem sabe se eu escrever melhor, que tal? Bom, brincadeira, pode permanencer sem amor a minha pessoa.

Já sou (bastante!) grato só pelo comentário :)

Mariana disse...

Fantástico.
Só tenho uma coisa a dizer:
Viva os velhinhos!

Acho que sofro de velhice precoce ... dominó é tão legal.