23 de agosto de 2008

A luta midiática

A revista Veja publicou, semana passada, uma matéria sofrível sobre a ideologização do ensino no País, abertamente reacionária e panfletária. Aqui: http://veja.abril.com.br/200808/p_076.shtml

Porém, não sei nem se é o caso de ficar irritado com a parcialidade crescente da revista. O que a reportagem nos mostra é, na verdade, os neoconservadores desesperados, clamando aos leitores direitistas da Veja que reclamem nas escolas pela exposição sobre as verdades do que eles defendem. Suas críticas são fraquíssimas, emboladas até. Qualquer estudante ou pessoa interessada nos assuntos atuais pode rebatê-las. É incrível como toda semana ainda lê-se comentários como "agradeço à revista pela imparcialidade e por mostrar a verdade brasileira" etc. etc. Concordando ou não, é impossível defender que suas reportagens são justas! "Leu na Veja? Azar o seu!"

Aqui, algumas respostas interessantes à matéria:
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/o-jornalismo-medieval-de-veja/
http://clioinsone.blogspot.com/2008/08/educao-brasileira-sob-tica-de-veja.html

8 comentários:

Feppas disse...

Eu concordo que a Veja é, sim, parcial. Mas digo de novo que ela atende a quem paga mais, e que não é um site independente que vai mudar isso.

Esse caso me lmbra o do professor de uma escola que distribuiu panfletos sobre o socialismo e a Veja disse que era errado, o que fez com que muitos esquerdistas a criticassem duramente. Mas eu sou totalmente a parcialidade nas escolas também, oras! se o professor pode, por que eu não posso? Só porque sou de direita? Ele que distribua manifestos falando como a oligarquia é boa, como o parlamento é legal, como a regência é magnífica, ou então, o absurdo que seja, como o capitalismo fez o mundo evoluir o mais rápido que já se viu.

Feppas disse...

P.S. eu não leio a VEJA, joão, e não concordo com algumas coisas que ela fala também, essa matéria por exemplo, diz coisas absurdas como "Passar a idéia de que as máquinas tiram empregos. Elas tiram? Tiraram no começo dos processos de robotização e automação de fábricas nos anos 90." é óbvio que quanto mais máquinas, menos empregos. (só disse isso pra ilustrar que não sou um fan-boy)

João Gabriel disse...

Se um professor entrega panfletos pregando o socialismo, isso é parcial. É óbvio. Não é, porém, o caso ali! Não se tratam de opiniões, não dá de ser honesto à verdade dizendo que o projeto neoliberal ajudou os pobres do Brasil.

Por outro lado, não sei se os professores devessem ser imparciais. O mundo não é. Se as pessoas assumissem suas opiniões e aí debatessem, mesmo professores, seria mais justo. E meu post não seria uma denúncia, seria só mais uma parte do debate. Debates levam à verdade e à melhor opinião. Agora, tenta mandar uma carta pra Veja refutando a reportagem deles...

Feppas disse...

Se eu mandasse uma carta pra eles, mesmo se estivesse certa a resposta ia ser "Caro Felipe, lemos sua carta, e nós da VEJA achamos que foda-se"

E você falou sobre o mundo ser parcial, e ele é mesmo, só que a favor do capitalismo, então, seria muito melhor se o sistema educacional pendesse para esse lado também

João Gabriel disse...

Então as escolas até o século XIX DEVIAM defender a escravidão, né? Aí, quem sabe, a escravidão existiria até hoje. É a mesma lógica.

O mundo não é parcial para um lado só. Existem diferentes opiniões. O que eu quis dizer é longe do que você disse: seria melhor termos discussões entre opiniões assumidamente diferentes, sem a presunção de ser ninguém dizendo ser o dono da verdade.

Feppas disse...

As escolas do século XIX com certeza não defendiam o capitalismo, e elas não defendiam a escravidão por que foi quando o iluminismo ganhou força na Europa.

João Gabriel disse...

Eu falei que as escolas defendiam o capitalismo no século XIX?

Independente da pressão européia pela abolição, a sociedade brasileira manteve a estrutura escravagista durante quase todo o século XIX e, seguindo a sua lógica, a escola deveria incutir nos alunos idéias favoráveis à escravidão, para que "o sistema educacional pendesse para esse lado também".

De qualquer modo, nada disso contraria a busca justa em prol da imparcialidade ou da parcialidade assumida.

E, mais importante ainda, independente de conter ideologias ou não, a revista tá claramente mentindo, o que por si só já é um problema maior ainda.

Feppas disse...

Você não disse que as escolas defendiam o capitalismo, mas falou que é bom que as escolas defendam pontos de vista contrários ao que é regido no mundo, e eu dei o capitalismo como exemplo do que as escolas não ensinavam.

E a VEJA está mentindo sim, eu já falei isso e falei também que não a estou defendendo