23 de maio de 2008

Quando a linha tênue some

Em tempos de notícias(¹)(²) sempre muito de acordo com a imoralidade e maldade das FARC, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, comecei a pensar sobre as linhas entre o certo e o errado na luta por ideais. Explico:

As FARC são grupos que surgiram nos anos 60 e lutavam para instaurar um governo socialista na Colômbia. Resumindo a história para o que me interessa aqui, elas começaram a ficar sem dinheiro para lutar e apelaram para seqüestros e associação com traficantes. Acho que dificilmente alguém vai defender tais táticas como válidas e positivas — embora eu tenha lá minhas dúvidas sobre a validade das informações que a gente recebe; afinal, o pessoal da mídia não é muito fã de movimentos de extrema esquerda. Acontece que seqüestrar civis e lucrar com a venda de cocaína não é legal, isso nos parece óbvio. O ponto de vista deles é de que a sociedade colombiana tinha sérios problemas de desigualdade social, só uns poucos tinham muito dinheiro enquanto a maioria vivia em condições de pobreza e a culpa era do governo e do sistema, então eles resolveram lutar. Isso pode algo justificar os atos deles?

O MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, é um movimento brasileiro que busca a reforma agrária, a redistribuição de terras para todos de modo justo. Bem sabemos que grande parte da terra está na mão de poucos oligarcas, que muitas vezes nem fazem uso da propriedade, mas não querem abrir mão de suas posses para a população que quer produzir. Agora, mesmo considerando a causa justa — como eu a considero —, é preciso analisar alguns modos mais extremos que o movimento usa para militar pela causa: invasão de propriedade e bloqueio de rodovias, por exemplo. À luz da Constituição, essas são infrações da Lei, e infrações devem ser punidas. Não me parece ser a mesma resolução se analisada pela luz do justo e ético.

Outro caso que se mostra muito revelador é a luta contra a Ditadura Militar no Brasil. Assim como nos outros dois exemplos, existia um ideal e as pessoas lutaram por ele contrariando a Lei. Em verdade, esse é o caso que mostra a confusão aqui, pois os militantes da época são considerados heróis hoje em dia e muitos de nossos políticos estavam entre eles, burlando a lei. José Dirceu participou do seqüestro de um embaixador americano(¹); Dilma Roussef era guerrilheira e afirma ter sido torturada(²); a lista de presos ou exilados contém inúmeras personalidades do País(³).

Quer dizer, por que nesse caso as pessoas são louvadas, enquanto FARC e MST são difamados constantemente na mídia? Se não são as leis, se não são os ideais, o que diferencia de verdade esses casos? E não digo só em termos da mídia, que acompanha o poder e também difamava quem lutava contra a Ditadura na época, mas em termos absolutos: como podemos discernir quem está certo nessas questões? O que é um parâmetro confiável? Será que nada feito por humanos merece tanta confiança? E se assim for, que devemos fazer: ignorar injustiças e sermos fiéis às leis vigentes, para não haver confusão ou ignorar as próprias leis e só nos basearmos nos ideais próprios?

21 comentários:

Anônimo disse...

Bom, começo dizendo que nada é confiável, já que a realidade é subjetiva. Analisa-se ela do jeito que ela vem, e não do jeito que ela realmente é. Portanto devemos tornar cuidado com tudo. Até mesmo com a ciência.
Creio que eles (FARC e outros) passaram da linha desejável, aquela sem inocentes. Mas é questão de ser mais rápido. Ou vira de refém de um ou vira escravo de outro. Digo escravo da sociedade.

Feppas disse...

A ordem governante não gosta muito de quem tenta mudar o [i]status quo[/i] e é por isso que a gente só tem essa vista do assunto, mas como um capitalista convicto eu aida acho que eles estão errados.

Os militantes da ditadura são heróis porque os militares torturavam e matavam as pessoas.

João Gabriel disse...

E o governo da Colômbia deu armas a rodo pra população sair matando guerrilheiros. E a sociedade deles tem uma desigualdade social absurda, que faz com que os mais pobres vivam incrivelmente mal, até morrendo de fome.

Só como outro exemplo, vamos ver os EUA. Eles mataram milhões de pessoas em inúmeras regiões do mundo nos últimos 30 anos, sempre dentro da Lei (quer dizer, da Lei deles!). O pessoal "do bem" também tortura e mata, Felipe.

Feppas disse...

Claro que sim.

Não tem pessoal "do bem" e pessoal "do mal", na minha visão, tem pessoas que lutam pelo poder, e aqueles que perdem ficam mal vistos no futuro, nazistas, os próprios ditadores, Fidel, Mao, Stalin, e afins.

Por isso que as FARC são vistos como os errados da história e os militantes como o certo, por que as investidas de um falhou e a de outro triunfou, além disso, a ditadura militar é algo muito próximo da nossa realidade, porque foi a pouco tempo e em território nacional, e não podemos esquecer que a guerra do Iraque também tem motivos muito mais profundos do que a "defesa do mundo contra o Sadam" ou o petróleo que muita gente afirma da boca pra fora, tem razões culturais e políticas além do conhecimento do povo em geral.

Se eu fosse um governante e tivesse um grupo extremista de oposição querendo me derrubar eu faria de tudo pra vencê-los, inclusive o uso militar quando isso não ferisse minha imagem. Além disso, você acha que um governo socialista na Colômbia iria melhorar muito a vida deles lá? tomando como exemplo todos os outros países que já foram socialistas no mundo eu acho que não, principalmente se os líderes forem açougueiros antes mesmo de entrar no poder.

João Gabriel disse...

Fidel não é necessariamente mal visto, eu conheço vários formadores de opinião que falam bem dele.

Assim como o apoio da CIA à ditadura em inúmeros países da américa latina teve motivos muito mais profundos? Pois eu acho que foi só pra não perder a influência, já que tava todo mundo vendo que era melhor sem eles. De verdade, não são questões complicadas e não deixam brecha alguma pra defender os EUA.

Agora, dizer que nenhum país melhorou com governos socialistas é uma visão muito imparcial e longe da realidade — embora tenha total apoio na mídia tradicional. Como exemplo, vejamos a tão difamada Cuba, do mais difamado ainda Fidel.
Começar ressaltando que Cuba, uma ilhazinha menor que o Acre, sofre um embargo crimonoso (palavras da ONU) pelos EUA desde 1962! Mesmo assim, Cuba tem um IDH de 0,838, consideravelmente maior que o do Brasil. O país tá crescendo mais de 10% ao ano, produz mais pesquisa científica que qualquer país em desenvolvimento (tirando os do sudeste asiático) e foi o primeiro país do mundo a erradicar o analfabetismo. Além disso, tem níveis de mortalidade infantil melhores que os dos EUA, e a expectativa de vida quase igual a deles.
Isso tudo em um país igualitário, que diferente do modo capitalista, diz que NÃO é necessário haver exploradores e explorados.
Agora, é claro que você não lê isso na Veja, né... (porém, lê na wikipédia, que mostra as fontes: sempre boletins oficiais de organizações internacionais de respeito.) Vale relembrar: todos esses indicadores em uma ilhazinha de nada, que tem seu comércio incrivelmente talhado pelo poder dos EUA. Acho que não preciso dizer que a vida lá melhorou muito desde que tiraram o poder dos americanos, em 59.

Quer dizer, não faz sentido a gente se curvar pra esse joguinho de poder, é claro que eles fazem isso pra se manter lá em cima, mas eu não vejo nenhum motivo pelo qual a gente deva ficar vendo e aceitando isso. "O objetivo de um governo deveria ser provar pra população que ela quer ele ali, mas ninguém questiona isso".

Feppas disse...

Cuba não tem sem-tetos, é verdade, mas sabe a média de pessoas por casa lá? 8.

Não tem analfabetos também, mas sabe qual é o parâmetro que eles usam? Saber assinar o nome (o mesmo que aqui, aliás)

Descobriu a cura pro vitiligo, mas era mentira.

Começou a vender computadores faz um mês, e sem internet.


Por que será que eles não querem que os Cubanos se comuniquem com o mundo de fora? Pra eles não verem que estão tão melhores que o resto?

Por que os russos tiveram que colocar um muro cercando a berlin capitalista?

Por que será que tem gente que foge de lá agarrado no trem de pouso de aviões? Por que tem gente que se manda pelo correio pra sair daquela gloriosa ilha? Por que as pessoas atravessam a distância até a Florida de um jeito ridiculamente precário? Deve ser pra escapar dessa vida ótima que eles têm lá. De vez em quando sai no jornal gente que foge de Cuba pros EUA, mas eu nunca vi notícia de quem fugiu dos EUA pra ir pra Cuba.


Além disso, cuba só foi boa enquanto recebia uma grana obscena da União Soviética, que era realmente uma país socialista que deu certo, mas a custo de quê? 8 milhões na conta do Stalin enquanto ele se acabava na bebida e no luxo. Isso sim é que deve ser um governante amado pelo povo.



E eu não leio a Veja

João Gabriel disse...

Diz que não lê a Veja, mas os argumentos são tão falsos quanto. Soltou todos os clichês que se ouve por aí... mas eu acho relatórios da ONU e outras organizações internacionais um pouco mais plausíveis do que e-mails de corrente.

E vê só, eu não disse que Cuba era o melhor lugar do mundo, eu só dei o exemplo que você pediu de um lugar que melhorou com o governo socialista, o que é inegável. Ainda foi Cuba, o mais mal falado por aqui... Agora, até onde a gente sabe, o governo proíbe a saída dos cidadãos, que acreditam na imagem de sociedade que a propaganda capitalista faz. Tem gente fugindo, sim, mas aposto que a vida deles não melhora se acabarem com um emprego mísero, morando em uma favela americana. Quando uma ratazana invadir a casa da pessoa pra roubar uns pedaços de pão e morder ela, não vai nem ter um hospital decente pra se tratar. Quem fugiria pra ir pra um lugar assim, se o conhecesse de verdade?

Além do mais, todos os dados (de verdade) que eu citei são dos últimos 3 anos. A ajuda da URSS acabou faz muito tempo e mesmo sozinha (e com embargo) a ilha tá indo melhor que o Brasil.

Falando nisso, um artigo de uma professora da UFMG sobre Cuba:
http://www.cofecon.org.br/index.php?
Itemid=99&id=1315&option=com_content&task=view
(copiar e colar)

Feppas disse...

E as delegações de atletas que pedem asilo em outros países quando vão à olimpiadas ou outras competições? Se a vida daqueles que fogem não melhorasse, não ia ter quem levasse os parentes depois e o fluxo ia parar.

E se o governo não quer que os habitantes saibam como é a vida em outros países é porque tem medo de um êxodo em massa, não tem relatório da ONU que discorde disso. Falando em relatório da ONU, queria ver um que tivesse a relação entre quantas pessoas imigraram para Cuba e quantas emigraram de lá. E outro que mostrasse qual é o padrão pra saber alfabetizado, e outro que mostrasse o número de moradores por casa. Ou ainda outro que dissesse que a pequena abertura econômica dessa fantástica ilha não teve nada a ver com o fato de eles pararem de receber mesada da URSS.

João Gabriel disse...

"Se a vida daqueles que fogem não melhorasse, não ia ter quem levasse os parentes depois e o fluxo ia parar."
Isso não faz sentido. Quem disse que quem foge tá seguindo parentes? Você tá ignorando as situações sobre as quais a gente tem dados e tá se segurando nos clichês anti-comunistas.

Tá bem estabelecido que a vida como um miserável americano não é tão boa quanto à em Cuba. Ainda presumi que eles saem por causa da propaganda que os EUA fazem, sempre mostrando esplendor e beleza, quando na verdade isso só se aplica aos mais ricos. Se o governo de lá não quer que eles tenham influência das propagandas, é porque elas são ilusórias e o povo ia querer fugir pra um mundo que, quando existe, não os quer. Ruim pro país e ruim pro povo.

Não sei se você leu o texto que eu postei, mas é uma clara amostra de como a educação deles é boa de verdade, e não "só saber assinar o nome".

Os dados oficiais publicados não trazem essas questões específicas, mas dão uma boa noção da situação verdadeira lá. O resto é propaganda inventada, sem a menor comprovação...

Anônimo disse...

Os atletas pedem asilo porque treinam em lugar ruim, imagina como seria o Brasil se tudo fosse divido igualmente, teríamos a aparência de miséria...
http://www.cofecon.org.br/index.php?option
=com_content&task=view&id=1256&Itemid=102

Feppas disse...

Eu não falei que quem foge tá seguindo parentes, eu falei que as pessoas que fogem muitas vezes depois que consegue algum dinheiro leva a família, o que eles não fariam se a vida lá fosse ruim. E quanto ao governo e as propagandas, você realmente acha que os governos socialistas têm censura porque eles se preocupam com a desilusão das pessoas que fogem, ao invés de se preocuparem com a sua imagem? Que o muro de Berlin foi pra proteger os cidadãos? Se eles tivessem tão bem assim não iam precisar fugir da ilha em caixas de correio.

Quanto ao que o Luiz disse sobre os atletas, eu acho que você não entendeu o que eu quis dizer, que foi "os atletas depois de irem competir vêem como os outros países estão melhores e por isso pedem asilo"

João Gabriel disse...

Você acha que o julgamento que a mídia faz dos três exemplos que eu dei tá certa, Felipe? Não estou perguntando pra discordar, só queria saber mesmo, já que esse era o assunto de verdade.

Feppas disse...

Eu acho que a mídia manipula as informações pra agradar quem tá no poder, sim, mas também acho que capitalismo > socialismo

João Gabriel disse...

É, sua preferência ficou clara, Felipe :) Eu realmente não criei o tópico pra fazer uma dicotomia esquerda/direita. Foi sobre a mídia mesmo.

Mas eu até concordo com sua inequação — com estas mudanças:
capitalismo, em geral > socialismo da forma como existiu. Só não vejo motivos pra acreditar que se foi relativamente mal, sempre vá ser daquele jeito. Até porque as sociedades socialistas vieram juntas com totalitarismo, algo que eu sou totalmente contra. Não acho que o problema seja na teoria do socialismo; e mesmo que seja, não dá pra ficar satisfeito com o capitalismo que tá em quase todo o mundo, porque é uma droga também.

Me incomoda mesmo é o tratamento de desprezo da mídia contra o MST, quando a causa deles é válida e justa.

Feppas disse...

Eu acho que a mídia é um negócio (absurdamente lucrativo, por sinal) e como todo negócio os barões fazem tudo o que podem pra se manter no topo - é errado, eu sei - mas não vou ser eu que vou mudar isso

Anônimo disse...

Vocês vão fazer o que no vestibular, hein?

Feppas disse...

O capitalista aqui vai fazer direito

João Gabriel disse...

Não sei ainda, talvez letras ou jornalismo... ou psicologia.

Anônimo disse...

Faz teeempo que cês não postam, principalmente o Feppas. :) postem, rapazes.

João Gabriel disse...

É, o Felipe sumiu. Eu tô escrevendo alguma coisa, logo eu posto de novo.

Feppas disse...

Eu estou escrevendo um livro.

Mentira, é que bate um preguiça na hora de screver :D